domingo, 18 de maio de 2008

5ª Missão Guiné-Bissau - PROLOGO

PROLOGO DA 5ª MISSÃO GUINÉ-BISSAU - 17ª EXPEDIÇÃO TTT




Dedico  esta história aos meus cinco companheiros de viagem.















Quero especialmente deixar o meu carinho aos três cúmplices; O Passarinho, o Puto e o Batatinha.



A vossa alegria conseguiu trazer descontracção a momentos de tensão e a vossa camaradagem e esforço merecem uma menção especial e um agradecimento.
Afirmei e reafirmo. Que melhor forma de encerrar um ciclo de vida que esta inesquecível viagem? É isso! Já lá vão muitos anos e muitas aventuras, o tempo é inexorável, os anos passaram e a vontade amolece. Foi a melhor de todas as viagens, fui


                                                                    «la capitaine»

senti-me um de vós sem restrições nem tabus; estivemos sempre juntos de corpo e alma. Foram exorcizados fantasmas do passado, assimilei que .
Acabou-se, foi a última. Bem hajam.
Não se esperavam facilidades numa Africa assolada por actos terroristas, pela progressão das doenças tropicais e pela indiferença dos seus dirigentes. As imensas carências das populações torna-as ávidas de tudo quanto possam obter do exterior. Exemplo são as próprias autoridades que, sob a capa da lei, exturquem dinheiro ou bens essenciais ou nem por isso. Sempre assim foi e não se assemelha que mude.
Mas foi também este desafio de atravessar países problemáticos que nos incitou a ir mais longe na ajuda a pessoas carenciadas. A Guiné, por ter sido de administração portuguesa, por ainda falar o português e pela solicitação que em 1995 nos foi feita pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras esteve sempre presente nos nossos destinos de viagem.
A vós três consegui transmitir estes meus sentimentos. Sei que, se puderem, vão voltar --- e eu prometo --- vou ajudar-vos a concretizar esse objectivo ficando, de cá, a viver a vossa saga como se estivesse presente. Inch’Allah


Este vai ser o programa de viagem da 5^Missão Humanitária Guiné-Bissau



Algeciras / Tarifa - TANGER - Moulay Bousselham

 Essaouira

Agadir / Guelmim  - Tan-Tan

Boujdour  -  Dahkla

Bir Gendouz - Nouhadibou - Nouakchott

Djama - S.Louis

Kaolac-  Kaffrine

Tambacounda

Vilingara

wassadou/Pirada/Gabu - Bissau

Bissau

S.Domingos - Ziguinchor

Kaolac - Dakar

St.Louis / Djama - Nouahkchott

Nouadihbou / Bir Gendouz - Dahkla

Dakhla - Tan-tan

Agadir

Marrakech

Tanger 

 Tarifa - Portugal






Sem comentários: