quinta-feira, 22 de maio de 2008

Capítulo 8º

AGADIR – A mais bela praia e o descanso dos guerreiros

Um dia de viagem tranquilo, fotografias, almoço de grelhada no Bojador e chegar cedo.

O K9 conhece um hotel, depois de duas voltas à avenida, parqueamento e a recepção do ANEZI.. Optamos por um apartamento espaçoso e bem equipado.

Estaríamos à beira do paraíso não fora as saudades que os meus companheiros já tinham de casa e das suas famílias. Confesso que também tenho descarregado as saudades da Miauzinha em tudo quanto é gato vadio que encontro pelo caminho.

Um tarde de praia, um sol e um marzão magníficos; comer gelados, fazer comprinhas e
mais uma macarronada do nosso cozinheiro de serviço.

Já tínhamos optado por regressar também pela costa.
Lamentei, por mim porque adoro e pelo Jorge porque não conhece, não ter rumado pelas pistas de Akka até Zagora, depois Merzouga, o magnifico Erg Cheby, Midelt, Meknes, Ifrane e então, sim, o regresso.
A vida é feita de opções … optámos… todos de acordo

Próximo destino

MARRAKECH

Chamávamos as atenções por onde passávamos. Duas motas matrícula de Portugal, facilitar a ultrapassagem e saudações.
Vamos circulando ora passando nós ora os motards.

POLICIA!!! Limite de velocidade 50 – RADAR (c’est nouveau ça) 77.

Contra ordenação, pagamento imediato ou apreensão de carta. Vamos lá discutir isso senhor agente. Quais 400 Dh não pagamos isso, somos turistas e não estamos a ser tratados com justiça.
O senhor agente deixa o livro de folhas verdes e pega num de folhas amarelas – vá, reduz-se para 200 Dh e bem vindos a Marrocos!! Tiro-lhe o livro da mão, pego em 100 Dh e faço um gesto de «bico calado».
Nunca vi desaparecer nada tão rapidamente – a nota sumiu no bolsinho do senhor agente. O nosso K9 identifica-se! A mesma cena já anteriormente descrita… Paulinho ! Hello!! Podias ter agido mais cedo, tínhamos economizado €10. Pas grave!!

Passam-nos os motards portugueses..

Nova povoação e um motard a fazer-nos parar – vamos tomar um sumo!!

Simpáticos o Nuno e o João. Vão com destino a Merzouga e gostavam que fossemos junto. EU TAMBEM !!

O João tem uma qualquer avaria no seu bem equipado motão; damos-lhe o contacto do nosso velho amigo Hassan Lassen que lhes será de préstimo em caso de necessidade.

Meio combinado ainda nos encontramos mais uma vez na grand place Jemal Al’fna-

HOTEL KENZA

Check-in e lá vamos jantar à grand place.

Proponho alugarmos um grand táxi para os 4. Os carros estão parqueados e não vamos correr riscos levando-os para parque não guardado. Este é o ritual.
O Paulo diz que não vale a pena , a grand place é logo ali! Ali, Paulinho? Deves ser alentejano e eu não tinha conhecimento.
Andámos, andámos, quase não sobrevivi para contar.

A GRAND PLACE JEMAL AL’FNA

Perdemos demasiado tempo no caminho mas finalmente chegámos. Uff!
… e lá fomos jantar nas bancas de rua

Com a minha habitual desconfiança sempre acontece o erro nas contas e rectificação depois de denunciado. Fez-se tarde, as ruelas castiças da grand place começam a ficar desertas e as lojinhas a fechar. Mal há tempo para comprar uns míseros souvenirs e épices …

bora de caleche até ao Hotel.

Amanhã vamos chegar em directo a Tanger. A estrada é fácil, já não temos aquele calor sufocante para nós e para as máquinas, parte do percurso será em auto-estrada. Decidiu-se dormir até mais tarde, tomar o pequeno almoço à beira da piscina e almoçar cedo ( o belo almoço buffet do Kenza estava incluído no preço do alojamento).

TANGER

O ÚLTIMO DIA
Já parecemos tristonhos; talvez seja o cansaço destes 18 dias de viagem e dos mais de dez mil quilómetros percorridos.
Amanhã vamos sair cedo para o ferry com destino a Tarifa.

Assim se cumpriu – foi uma despedida de Africa sem emoção. A viagem foi rápida porque o fast-ferry é mesmo fast.

Paragem para almoçar no D. Manolo, um gaspacho Andaluz, cada um escolheu outro segundo prato, entrada por Rosal de La Frontera e já noite chegada ao local de partida.
Esperava-nos a Ritinha e os filhotes, com muita saudade e simpatia e um belo jantar.

Descarregar carros, arrumar o Y10 do Jorge e rumo a Tomar já noite alta. Nova despedida no dia seguinte de manhã --- é tempo de cada um retomar a sua rotina

Saudades da poeira - muitas !!!!